É possível fazer cross-selling para aumentar lucros

  • Por Pedro Pereira - Gestor
  • 23 ago., 2018
aumentar lucros do investimento
Se antigamente os apartamentos eram alugados através de um letreiro que dizia "Rooms, Chambres", "Águas quentes e frias", hoje mais de 90% das vendas são feitas on-line, a partir de um site, seja ele Airbnb, Booking, VRBO ou qualquer outro.

A vantagem é clara: O fato de estar na internet, onde existem milhões de interessados, provoca uma maior concorrência, mas também permite um aumento das vendas porque permite maior visibilidade a um universo maior de clientes. E o mercado é gigante!


Mas isso pode não ser suficiente;
Em muitos casos, o cliente prefere manter um só interlocutor e por isso confia na escolha que lhe é oferecida, mesmo que não seja o apartamento em que esteve anteriormente.

Por outro lado, todos sabemos que existem problemas nos apartamentos que temos; avarias que acontecem; roturas de água, electricidade que é cortada, obras na rua ou nos apartamentos, termo-acumuladores que deixam de funcionar, chaves que se perdem, ou até mesmo o cliente que prefere não ficar no apartamento porque este não está dentro das suas expectativas.

Um dia não vendido é um dia perdido.

Outra oportunidade é, pelo fato de existir uma loja, de os clientes perguntarem se existem apartamentos disponíveis e com isto poder ser feita uma reserva directa.

É para estes casos que uma empresa de Alojamento Local pode criar valor acrescentado, não só porque tem sinergias de gestão de custos, que, isoladamente, um particular nunca chegaria a ter porque precisaria de uma dimensão que dificilmente poderá ter, mas porque pode realocar os clientes noutros apartamentos sob a sua gestão.

Com esta realocação é possível aumentar vendas e consequentemente os lucros que, de outra forma estariam apenas na dependência das ditas vendas dos sites.

Todos sabemos que a venda de dias de alojamento é altamente perecível, i.e. os dias que não foram vendidos, já não podem ser vendidos no futuro, por isso, se ontem perdemos uma noite que poderia ser vendida, essa noite nunca mais é recuperada.
 As perdas de uns podem ser os ganhos de outros, de acordo com as circunstâncias.

Assim, o seu gestor de apartamentos pode aumentar as suas vendas através de entregas de reservas directas e inclusive sem recurso a comissões que os sites normalmente cobram.