Equipamentos obrigatórios para Alojamento Local

  • Por SDP
  • 27 abr., 2018

Veja todos os equipamentos necessários para o seu Alojamento Local

sinalização obrigatória em alojamento local
Extintor

É o tipo de equipamento necessário que mais dores de cabeça lhe vai causar, muito porque precisa de uma revisão anual que pode ser tão cara quanto um equipamento novo. Seja onde comprar o seu extintor lembre-se de conhecer o custo destas revisões anuais junto do seu fornecedor.

Em última análise, lembre-se que o extintor servirá para salvar a vida dos seus hóspedes e ajudá-los a combater um incêndio numa fase inicial.

Os tipos de extintores mais indicados são os de pó ABC, já que combate fogos em materiais orgânicos sólidos (classe A), matérias líquidas e sólidas (classe B) e gases inflamáveis (classe C); ou os de Água que têm uma vantagem relativamente aos primeiros, não lhe vão sujar a casa toda.

O decreto-lei que obriga o uso de extintor, não especifica o tipo de extintor e qual o tamanho mais adequado, mas para ter uma ideia, os extintores de pó ABC são usualmente vendidos em garrafas de 2Kg e 6Kg e os de Água em 2 litros e 6 litros.

Claro que também os preços vão variar de acordo com a capacidade dos extintores.
Na colocação do extintor é importante que o manípulo do mesmo esteja a 1,20m do pavimento.



Manta Corta-Fogo

Há de tudo, e a escolha é tão complexa como a de um extintor, com a vantagem de não se ter de preocupar tanto com o certificado de manutenção.

As mantas corta-fogo são, à semelhança dos extintores, meios de protecção activa contra incêndios.
Como é que uma manta corta-fogo pode ser útil? Numa situação tão simples como na extinção de um fogo iniciado por uma panela de óleo ao lume.

Mais uma vez, o decreto-lei não é especifico no tamanho da manta a comprar pelo que fica sempre ao critério do proprietário.



Sinalética

Sim, sabemos que fica feio mas é obrigatório.
Deve colocar sinalética em locais visíveis para o extintor, manta corta-fogo, número nacional de emergência, caixa de primeiros socorros e sinal de zona para fumadores ou não fumadores, de acordo com as suas políticas de reserva.

Lembre-se que também a colocação das placas de extintor e de manta corta-fogo obedecem a critérios de localização, devem ser perpendiculares à parede e, aconselhadamente, entre 2,10m e 3m do pavimento.

Também é aconselhável, mas não obrigatório, que tenha uma lista de números de emergência de bombeiros, policia ou GNR, hospital mais próximo, embaixadas e consulados, etc. disponível para quem visita o seu apartamento.



Caixa de primeiros socorros

Pequena ou grande não interessa, deverá ter uma caixa de primeiros socorros.
Mais uma vez o decreto-lei é omisso no que se refere ao conteúdo da caixa.

Aconselhamos que tenha nesta caixa: compressas esterilizadas, álcool, água oxigenada, pensos rápidos, comprimidos de paracetamol, uma pomada anti-séptica, luvas esterilizadas e fita adesiva.

De qualquer maneira é muito importante que reveja o conteúdo da sua caixa com frequência para controlar o prazo da medicação e que reponha o que já foi utilizado.



Livro de Reclamações

Aqui não há como fugir, deve ter um livro de reclamações por registo, ou seja, por apartamento.

Mas não pense que não é possí­vel reaproveitar livros de reclamações, se não estiverem usados pode pedir à Imprensa Nacional um "averbamento" para que o livro seja realocado ao seu alojamento.

Cada livro novo já tem o seu cartaz, que deve ser colocado em local visível. Coloque a ASAE como entidade responsável e plastifique-o para que se mantenha com bom aspecto ao longo do tempo.