É possível fazer cross-selling para aumentar lucros

Pedro Pereira - Gestor • 23 de agosto de 2018
aumentar lucros do investimento

Se antigamente os apartamentos eram alugados através de um letreiro que dizia "Rooms, Chambres", "Águas quentes e frias", hoje mais de 90% das vendas são feitas on-line, a partir de um site, seja ele Airbnb, Booking, VRBO ou qualquer outro.

A vantagem é clara: O fato de estar na internet, onde existem milhões de interessados, provoca uma maior concorrência, mas também permite um aumento das vendas porque permite maior visibilidade a um universo maior de clientes. E o mercado é gigante!


Mas isso pode não ser suficiente;
Em muitos casos, o cliente prefere manter um só interlocutor e por isso confia na escolha que lhe é oferecida, mesmo que não seja o apartamento em que esteve anteriormente.

Por outro lado, todos sabemos que existem problemas nos apartamentos que temos; avarias que acontecem; roturas de água, electricidade que é cortada, obras na rua ou nos apartamentos, termo-acumuladores que deixam de funcionar, chaves que se perdem, ou até mesmo o cliente que prefere não ficar no apartamento porque este não está dentro das suas expectativas.

Um dia não vendido é um dia perdido.

Outra oportunidade é, pelo fato de existir uma loja, de os clientes perguntarem se existem apartamentos disponíveis e com isto poder ser feita uma reserva directa.

É para estes casos que uma empresa de Alojamento Local pode criar valor acrescentado , não só porque tem sinergias de gestão de custos, que, isoladamente, um particular nunca chegaria a ter porque precisaria de uma dimensão que dificilmente poderá ter, mas porque pode realocar os clientes noutros apartamentos sob a sua gestão.

Com esta realocação é possível aumentar vendas e consequentemente os lucros que, de outra forma estariam apenas na dependência das ditas vendas dos sites.

Todos sabemos que a venda de dias de alojamento é altamente perecível, i.e. os dias que não foram vendidos, já não podem ser vendidos no futuro , por isso, se ontem perdemos uma noite que poderia ser vendida, essa noite nunca mais é recuperada.
As perdas de uns podem ser os ganhos de outros, de acordo com as circunstâncias.

Assim, o seu gestor de apartamentos pode aumentar as suas vendas através de entregas de reservas directas e inclusive sem recurso a comissões que os sites normalmente cobram.